A soft skill mais importante do trabalho em equipe

A soft skill mais importante do trabalho em equipe

tl;dr: atualizar as pessoas sobre o andamento da tarefa na qual está trabalhando ou de tarefas que estão dependendo de você.

Essa skill é muito simples de aplicar mas traz diversos benefícios diretos e indiretos pra equipe. Ela é tão importante que, apesar de ainda não saber como, tentarei me certificar que a próxima pessoa que eu contratar terá ela.

Benefícios para quem está fazendo a tarefa

  • mostra proatividade e empatia, ao mostrar pro chefe ou pro colega de time que não esqueceu do que lhe foi pedido
  • mostra que sabe gerenciar bem suas tarefas e seu tempo
  • evita ser cobrado (o que ninguém gosta de ser)
  • contribui para que adquira maior liberdade no trabalho

Benefícios para quem está dependendo de você

  • aprende que você é uma pessoa confiável
  • pode manter o foco em suas próprias tarefas, ao não se preocupar com a que foi delegada a você
  • pode organizar melhor o próprio tempo e as próprias tarefas agora que sabe mais ou menos quando a tarefa delegada estará pronta

Benefícios para o time

O aumento da confiança entre os integrantes do time traz diversos benefícios indiretos. O maior deles sendo na verdade evitar um problema que pode destruir o time: o acúmulo de pequenas chateações, que com o tempo, se transforma em birra e implicância, implodindo o time.

Afinal, todos somos adultos, ninguém gosta de ficar cobrando o outro. É uma perda de tempo e, se não for feita com extremo cuidado, pode afetar o relacionamento entre os membros da equipe.

A boa prática

É difícil criar uma regra tipo “você deve responder em até 24h”, pois cada time funciona de uma forma. As vezes múltiplas timezones estão envolvidas, alguns membros do time trabalham part-time, outros full-time, algumas tarefas claramente tem baixa prioridade, etc.

O necessário é ter empatia. Se colocar no lugar da pessoa que lhe pediu para que fizesse algo, para ter a noção de quanto tempo é razoável levar para que o trabalho seja feito.

  • Está chegando perto desse tempo e ainda não conseguiu começar a tarefa pois estava preso em outra?
  • Teve um contra-tempo pessoal e não conseguiu trabalhar nisso?
  • Surgiu um bug em produção com alta prioridade e acredita que só conseguirá trabalhar na semana que vem no que foi pedido?
  • Está incerto se já passou tempo suficiente pra dar um feedback?

A resposta pra todos os cenários acima é: mande uma mensagem pra pessoa que lhe delegou a tarefa contando como está o andamento da mesma.

E ganhe pontos bônus se também der uma estimativa de quando acredita que conseguirá terminar a tarefa ?

Em casos como esses é melhor pecar pelo excesso de comunicação do que pela falta. Afinal, você não gastará nem 5 minutos para dar esse feedback mas os benefícios são muitos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *