DEV Community

Cover image for Mapa do COVID-19 no Brasil
Hacker Gaucho for Textos em Português

Posted on • Updated on

Mapa do COVID-19 no Brasil

Tive a ideia de lançar o Mapa do Coronavírus no Brasil (MCB) no sábado (23mar2020). Após pesquisar acabei encontrando alguns sites com mapa do COVID-19 no Brasil, inclusive alguns com os municípios.

Queria criar um site com dados atualizados e com uma interface leve. O site mais completo e atualizado que encontrei foi o do https://labs.wesleycota.com/sarscov2/br/ criado pelo Wesley Cota.

Parte técnica

Como o trabalho de coleta de dados do Wesley Cota foi excelente e estava disponível no Github resolvi aproveitar os dados atualizados por ele para alimentar o MCB. Aproveito aqui para deixar o meus parabéns pelo trabalho e meu muito obrigado ao Wesley Cota.

Usei o plugin jquery-csv para processar os dados CSV em client side, Leaflet para exibir o mapa, DataTables para exibir os dados e jquery-loading para status do carregamento.

O domínio foi registrado no https://porkbun.com/ e o site está hospedado no Github Pages.

Contribuições

Quem estiver afim de contribuir com o projeto basta abrir uma issue no Github. Quem quiser aproveitar o código fonte do site também sinta-se a vontade.

Atualização 21:13 24mar2020

Como não foi possível configurar corretamente o CNAME do http://mapacoronavirusbrasil.com/ usando os nameservers do http://porkbun.com mudei para os nameservers do http://cloudflare.com.

Ocorreu uma espécie de conflito entre redirecionamentos https do Github e do CloudFlare, por essa razão desativei o redirecionamento. O endereço http://mapacoronavirusbrasil.com/ parece estar funcionando corretamente agora.

Atualização 07:36 25mar2020

O conflito de redirecionamento https aconteceu pois o proxy reverso do CloudFlare acessava o Github Pages (GP) no modo "Flexible" padrão sem usar https e o GP redirecionava para o endereço http://mapacoronavirusbrasil.com/ também sem https gerando um loop de redirecionamento e consequentemente um erro ao carregar a página.

Corrigi esse erro habilitando o https no modo "Full" través do CloudFlare, assim o GP não precisa redirecionar novamente, haja vista que todo o tráfego agora passa através do CloudFlare até o GP via https.

Atualização 11:18 11abr2020

Adicionei os campos "casos supeitos" e "recuperados" usando dados do perfil "Coronavírus Brasil" no Twitter.

Top comments (1)

Collapse
 
dbhaskaran profile image
Deepak Bhaskaran

Very nice try out covid-dashboard.herokuapp.com/